© 2018 por MMJPA. Orgulhosamente criado por MMJPA.

Buscar
  • RUN

Como a tecnologia pode ajudar na corrida?

A tecnologia está inserida em muitos segmentos da prática esportiva; veja alguns itens que podem estar presentes nos seus treinos e provas


Aplicativos de treino, relógios com monitoramento cardíaco e GPS, roupas com tecidos inteligentes, tênis com placas especiais... Existe uma infinidade de apetrechos que podem ajudar ainda mais a sua corrida. Eles não são essenciais e jamais substituem os treinos, mas muitas vezes podem contribuir para uma melhor performance e mais conforto.


Listamos alguns itens, de diferentes setores, para você que pensa em começar a investir em novos equipamentos para a corrida. Não existe uma ordem de prioridade de investimento, já que depende muito do desejo pessoal e, claro, do poder aquisitivo.


Relógios e monitores


Garmin, Polar, Xiaomi, Tomtom: se você já ouviu falar em algumas dessas marcas deve saber que o assunto são relógios! Estas são apenas algumas das empresas que contam com modelos de relógios para corrida, com GPS, monitor cardíaco, marcação de distância, armazenamento de música, entre outras informações. Os relógios são benéficos para monitorar o ritmo das passadas e auxiliam o corredor a ter mais controle -- vale muito para os apressadinhos, que não têm muita noção da velocidade da sua corrida.


Além dos relógios, existem os monitores de atividades físicas, que não têm GPS, mas apresentam informações como gasto calórico, quantidade de passos dados ao longo do dia, frequência da passada, monitoramento do sono, entre outras funcionalidades.


Tênis


Nos dias de hoje, a escolha do tênis de corrida vai muito além do design: cabedais (parte superior do tênis) com materiais confortáveis e respiráveis; entressolas (entre a sola e a palmilha) com tecnologias leves e flexíveis, que possibilitam melhor amortecimento e impulsão; solados mais resistentes, com maior durabilidade. É, provavelmente, o item que mais cresce a cada ano, com novidades – e preços – dos mais variados.


Vale uma boa pesquisa, de acordo com seu gosto, tipo de pisada e necessidade -- há os mais indicados para treinos curtos ou longos; velocidade ou conforto. Indicar tênis é sempre uma dificuldade para qualquer pessoa, devido às preferências pessoais e a quantidade de opções no mercado.


Vestimentas


Correr com a roupa certa faz diferença. Tecidos claros e leves ajudam na respirabilidade, possibilitando que o suor evapore e não seja absorvido pelo corpo.

Caso você corra muito no sol, como a maior parte dos corredores do Nordeste, aposte em tecidos com proteção UV, que bloqueiam os raios solares. Peças de compressão ajudam a prevenir cãibras, distensões e diminuem as sensações de cansaço e fadiga, principalmente em corredores de longas distâncias. Também podem ser usadas no pós-treino, com foco na recuperação muscular.


Aplicativos


Os aplicativos permitem que os treinos realizados sejam registrados, analisados e até comparados com o de outros esportistas -- o que nem sempre é positivo.


O Strava é um dos mais famosos e funciona como uma rede social de atletas, que permite acompanhar corredores de qualquer lugar do mundo, permite o cadastro de equipamentos e mostra a quilometragem rodada com cada um deles, auxiliando na hora da troca do tênis, por exemplo.


Outro app interessante é o Nike Run Club, que elabora planos de corrida personalizados, de acordo com as informações cedidas e objetivos. O Runkeeper calcula distância, tempo, ritmo e fornece outras informações a respeito do treino. Tanto ele quanto o Runtastic, da Adidas, têm integração com outros apps, como Spotify.


Com todos esses equipamentos, só resta correr e arrasar nas pistas! Aproveite o que a tecnologia tem de melhor e use a favor dos seus treinos de corridas e provas. Mas não esqueça de dar o melhor em seus treinos!

106 visualizações