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Como começar a correr: dicas para chegar bem nos seus primeiros 5km [ou nos 10km, 21km]

Frequência e consistência de treinos, determinação e orientação profissional podem te levar longe e sem lesões


Já falamos algumas vezes sobre a frase “para correr, basta calçar um tênis e ir para a rua”... Uma afirmação que não é totalmente verdadeira. Sim, para correr basta calçar um tênis e sair. Mas treinar corrida para fazer provas bem e progredir dentro do esporte exige mais do que isso. Se você quer algumas dicas para chegar bem nos 5, 10, 21 ou ainda mais longe, este texto é para você!


Começar do zero


Nunca correu na vida e acha que não vai conseguir fazer 5 quilômetros tão cedo? Fique calmo. O processo não é rápido, mas é eficaz: intercale corrida e caminhada até o batimento cardíaco ou a sensação de cansaço reduzir. Esse é um momento de transição do sedentarismo (ou de qualquer outra atividade) para a corrida, e exige preparo cardiorrespiratório e da musculatura.


Devagar, corra um pouco e caminhe para baixar os batimentos. O tempo da corrida e da caminhada podem ser determinados por você mesmo: 1 minuto de corrida para 5 de caminhada; 2 de corrida para 4, até correr 5 minutos sem parar.


Neste período, é importante:


Não ligar para velocidade – Seu objetivo é terminar um certo período correndo, sem pausas e independentemente da velocidade. Com o tempo e preparo, você pode ir aumentando o passo. Não ligue para o relógio neste momento.


Fortalecer – Musculação, pilates, treinos funcionais... Escolha qual a melhor atividade para intercalar com os treinos de corrida, pois são fundamentais para fortalecer a musculatura, o que evita lesões e melhora ainda mais o rendimento.


Escutar o corpo – Dê atenção às suas dores, dificuldades e cuide da ansiedade. Saiba ver os seus limites. Com o tempo, o corredor aprende quais são as dores naturais de um treinamento e aquelas que exigem atenção ou cuidado especial.


Procurar orientação – Seja nas planilhas online ou em grupos de corrida presenciais, a orientação profissional é importante para a sequência de treinos. Sem ela, você pode facilmente se perder e acabar abandonando o esporte. Também é comum que a falta de orientação contribua para a ocorrência de lesões. Relembre alguns tipos de treinos de corrida.


Respirar - A cadência da respiração faz parte da atividade. Ela deve ser leve e fluída, sem pressão ou regra. Quando seu corpo precisar, ele vai exigir mais oxigênio. A melhor dica é não pensar na respiração.


Descansar – Tão importante quanto treinar, o descanso deve ser respeitado. Não treine todos os dias e tire momentos para relaxar o corpo, os músculos e a mente. Além de recuperar do cansaço, o momento restabelece o corpo, previne lesões e contribuir para a melhora da performance.


Inscreva-se e divirta-se! – Chegando aquela prova bacana de 5 km? Inscreva-se! É a hora de colocar em jogo os seus treinos e mostrar do que você é capaz. Fazer uma prova é um desafio pessoal, que vai motivá-lo ainda mais.


Aproveite que falta um pouco mais de um mês para a JampaRun, a corrida de 5km e 10km de João Pessoa que acontece no dia 19 de abril, e faça a sua inscrição. A prova é totalmente plana, perfeita para quem quer começar a se desafiar na corrida.


As dicas valem para aqueles que estão começando e para os que já correm 5, 10, 21. O importante é manter os treinos firmes e aliados à boa alimentação.

Venha se divertir com a gente!

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