Buscar
  • RUN

Como planejar seu calendário de corridas?

Organizar as corridas é importante para direcionar os treinos e melhorar o desempenho nos desafios de 2020


O ano mal começou (estamos entrando na quarta semana), e as provas de corrida de rua já estão bombando pelo país – e fora dele também. São corridas de variadas distâncias, que desafiam os atletas a dar o seu melhor e conquistar bons resultados. Para isso, planejar o calendário de corridas do ano é essencial, dando espaço adequado entre as competições e possibilitando a organização pessoal.


Mas para que planejar?


São inúmeros os motivos para que você coloque no papel todas as provas que pretende fazer ao longo do ano. Veja só:


1 – Com um calendário de corridas, você sabe quais treinamentos deve fazer para determinada prova, seja ela de curta ou longa distância -- seja tendo uma assessoria esportiva ou controlando a própria planilha. Foco e direcionamento no treino ajudam a melhorar o desempenho.


Isso também auxilia a estabelecer os seus desafios! Está começando no mundo da corrida e quer participar de uma prova? A JampaRun, que acontecerá em abril, é uma boa opção para correr 5km ou 10km. Com percurso plano, a corrida é excelente para quem está no começo ou para quem quer melhorar o resultado em busca dos recordes pessoais.


Caso você já corra um pouquinho e queira aumentar a distância, a Meia Maratona Internacional de João Pessoa é outra alternativa a ser considerada. A prova acontecerá apenas em novembro, então você terá bom tempo para treinar bastante e mandar ver neste percurso, que passa por praias como Manaíra, Tambaú, Bessa e Intermares.


2 – O calendário possibilita que você não acumule provas sequenciais, que podem te levar a um desgaste físico grande e resultar em lesões. Ninguém quer começar o ano lesionado e afastado das pistas, não é mesmo? A repetição de provas - normalmente realizadas próximas da maior intensidade - costuma levar o corpo a um desgaste grande, o que também dificulta na evolução como corredor.


3 – O planejamento é bom para seu controle financeiro. Melhor se inscrever em provas espaçadas do que acumular uma quantia grande de inscrições para o mesmo período e pesar o bolso no final do mês. E nada de correr de pipoca, hein? A inscrição é importante para a organização e para você também, que pode utilizar de toda a estrutura, kit, medalha e benefícios disponibilizados.


4 – Com o calendário definido, você pode planejar de forma antecipada provas em outras localidades! Que tal aproveitar um feriadão prolongado, viajar para um lugar bacana e ainda participar de uma corrida de rua? É diversão multiplicada! Nada melhor do que conhecer uma nova cidade (ou ter uma perspectiva diferente dela) correndo!


Se liga no nosso calendário: dia 19 de abril, domingo véspera do feriado de Tiradentes, tem a JampaRun, prova tradicional com 5km e 10km; dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, rola a Meia Maratona Internacional de João Pessoa. Ambas estão com as inscrições abertas, aproveite para realizar a sua e se programe!

E aí, já está com o calendário pronto?

238 visualizações

© 2018 por MMJPA. Orgulhosamente criado por MMJPA.