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Como se preparar para correr no verão?

Altas temperaturas, falta de hidratação ou proteção adequada podem dificultar os treinos e levar ao mal-estar; veja algumas dicas para correr tranquilo durante o verão


Calor, verão e o sol são incentivos para a prática esportiva. As ruas ficam mais movimentadas, e as pessoas se sentem estimuladas a caminhar, a correr e a colocar o corpo em movimento. Mas é preciso muito cuidado e atenção, principalmente para quem não está acostumado a praticar atividades no calor.


Apesar das altas temperaturas animarem mais as pessoas, estudos dizem que correr no calor é mais difícil que no frio -- a própria percepção e os resultados de atletas profissionais mostram que o calor interfere no desempenho. Como o corpo esquenta mais rápido, é preciso ficar atento aos sinais que ele dá para não sofrer uma hipertermia, isto é, um superaquecimento. Quadros assim resultam em febre, cãibras, mal-estar e fadiga, podendo levar ao desmaio.


Hoje vamos dar algumas dicas para que seu treino flua bem no calor e você não sofra (tanto). Vamos lá?


Horário de treinamento – Priorize a manhã, bem cedo, antes do sol se firmar, ou o fim do dia, quando ele já não está forte. Evite o horário das 10h às 16h, quando, normalmente, o calor é mais forte. Caso não tenha como alterar o horário, busque correr em lugares com mais sombra ou na esteira.


Hidratação – Primordial para o bom desempenho. Procure se hidratar bem todos os dias, com atenção especial antes do treino. Hidrate-se com água durante -- vale sempre levar uma garrafinha -- e reponha após. Se possível, refresque o corpo molhando a cabeça, a nuca e os braços, o que contribui para reduzir a temperatura corporal. Resfriar o corpo antes mesmo do treino começar também pode auxiliar a postergar o aumento da temperatura.


Proteção e vestimentas – Bonés, viseiras, óculos de sol, manguito... Abuse dos acessórios que protegem as áreas mais expostas ao sol e não esqueça do protetor solar. Procure usar roupas claras e de tecidos leves, que facilitam a transpiração. Evite roupas escuras, que absorvem mais o calor.


Aclimatação – Essa é para quem não mora em cidades de muito calor e vai fazer uma prova ou treinos debaixo de sol: acostume seu corpo com a alta temperatura. Comece mais devagar e vá progredindo aos poucos.. Parece frescura a aclimatação, mas faz toda a diferença no desempenho. No fim, o corpo se habitua, e a evolução vem.


Escute seu corpo – Cansou? Sentiu tontura, náuseas ou mal-estar? Não insista! Pare e escute os sinais que seu corpo está dando. Procure descansar, refrescar o corpo e se hidratar corretamente antes de voltar às atividades. Melhor uma parada a mais no treino a passar mal durante a sessão.


Em casos de dúvida ou persistência do mal-estar, procure orientação médica!

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