© 2018 por MMJPA. Orgulhosamente criado por MMJPA.

Buscar
  • RUN

Eliud Kipchoge completa uma maratona em 01:59:40. Histórico!

Campeão olímpico e mundial, queniano faz 1h59min40s2 e se torna o primeiro homem a correr percurso de 42,195 km em menos de 120 minutos.




No sábado (12) aconteceu a segunda tentativa do queniano Eliud Kipchoge, 34 anos, de completar 42,195 km abaixo de 2 horas. O atual recordista e campeão olímpico na distância foi o escolhido para o projeto INEOS Challenge. 

O atleta, que já havia tentado o feito em 2017 no projeto Breaking2, da Nike, é o atual detentor do melhor tempo oficial em maratona, 2h01min39, conquistado no ano passado, em Berlim.




Depois de meses de treino e planejamento, Kipchoge e uma equipe de 41 pacers se reuniram em Viena, na Áustria, para enfrentar a maratona nas “condições perfeitas”. Agora considerado uma lenda e o homem mais rápido a correr a distância, o atleta finalizou o percurso em 1h59min40, um pace médio de 2min50.


O momento da chegada e suas palavras depois de terminar o percurso foram emocionantes.

“ Sou o primeiro homem, quero inspirar muitas pessoas e mostrar que nenhum ser humano é limitado. Espero que, depois de hoje, mais pessoas consigam completar uma maratona em menos de duas horas.”



É importante frisar que, apesar do feito incrível, o tempo não é reconhecido como recorde oficial pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), dada a condição da prova, com alternância de pacemakers e por não se tratar de uma competição aberta ao público. Nada disso, porém, diminui a barreira quebrada pelo atleta e a grandiosidade da conquista.





HISTORY IS MADE! 🤯 For so long, so many thought it was impossible, but @EliudKipchoge becomes the first human to run a sub two-hour marathon. #INEOS159 #NoHumanIsLimited pic.twitter.com/ONL9jyPR0nOctober 12, 2019


Campeão olímpico em 2016, no Rio, e dono do melhor tempo - oficial - da maratona na história (2h01m39s obtidos em 2018 em Berlim), o queniano é imbatível na maratona, vencendo também, entre outras, em Londres, Chicago e Roterdã. Este ano, Kipchoge tem como melhor marca homologada um 2h02m37s, em abril, em Londres. Ele é o atual número 1 do ranking da IAAF, com 1466 pontos.

30 visualizações