Buscar
  • RUN

Qual a corrida de rua certa para você?

Atualizado: Abr 28

Asfalto, montanha, de 5km ou 10 kms, maratona... existem variados tipos de provas, para todos os perfis e gostos



Enquanto ainda estamos limitados em relação aos treinos – muitas cidades estão em quarentena, impossibilitando o treinamento regular nas ruas e praias -, continuamos discutindo a corrida, uma de nossas paixões. O assunto de hoje é uma análise de qual a corrida certa para cada um, considerando diversos aspectos: distância, terreno, altimetria, entre outros -- além de questões como data, valor de inscrição, kit, temperatura, entre outras variáveis.


Está cada vez mais difícil de escolher as provas certas para fazer, até mesmo devido ao grande número de corridas no Brasil e no mundo. Tanto para aqueles que gostam de se desafiar repetitivamente quanto para os que são criteriosos ao escolher as provas para participar, é preciso estar atento ao calendário para não estressar os músculos -- e aumentar a chance de lesões -- realizando muitas competições ao ano.


Em geral, a semana anterior e posterior às provas deve exigir menos do corpo do atleta, com treinos de menor intensidade, além de uma redução do volume de treinos. Não existe regra específica, mas o indicado por especialistas é que, após a competição, o atleta tenha um período de descanso (de forma ativa) para o corpo, auxiliando a musculatura a descansar e a se preparar para outro desafio.


Estar atento ao seu próprio calendário é essencial. Além disso, veja:


Distância – Devido ao número elevado de provas de 5 e 10 kms, boa parte das pessoas gosta dessas distâncias. Qual a hora certa para aumentar? Isso é muito individual e depende do volume de treino, do histórico de atividades físicas e do empenho que você dá ao esporte. A partir dos 10 kms, as provas ficam mais espaçadas, podendo encontrar uma ou outra de 15 e 18 kms. Mesmo sem provas, é importante ficar um tempo nessas distâncias antes de se aventurar em uma meia-maratona, dando tempo para que o corpo se adapte. As provas de 21km e 42 km exigem um maior treinamento e preparo físico.


Altimetria – Quanto maior, mais pesada será a prova. As provas planas, como a JampaRun e a Meia Maratona Internacional de João Pessoa, são excelentes para quem vai iniciar na distância ou em busca de recordes, por serem 100% beira-mar, sem subidas e descidas.


Percurso – A prova tem um percurso interessante? Passa por locais bacanas? Levar em conta o visual de uma prova é uma boa maneira de selecionar, afinal, correr em lugares bonitos e agradáveis faz bem para o corpo e a mente. Existem pessoas que não gostam de percursos muito repetitivos ou que deem muitas voltas em uma mesma área.


Terreno – Cada vez mais, as provas se diversificam neste quesito: asfalto, areia, montanha, obstáculos. Seja de forma recreativa ou competitiva, caso você tenha interesse, teste todos os terrenos disponíveis. Vai que você se apaixona por um estilo que não conhecia?


Salientando que provas de montanha e trilhas tendem a ser mais pesadas, exigem mais da musculatura e mais preparação para o atleta. Ao mesmo tempo, por serem provas com outra pegada, exigem menos velocidade.


E aí, que tipo de corredor você é?

0 visualização

© 2018 por MMJPA. Orgulhosamente criado por MMJPA.