© 2018 por MMJPA. Orgulhosamente criado por MMJPA.

Buscar
  • RUN

Boas condutas do corredor

Correr não é apenas calçar o tênis e explorar a rua: uma série de boas práticas auxilia a manter a ordem e o respeito com os demais corredores e organizadores


Muita gente que participa de provas de corrida de rua acha que correr é só calçar os tênis, passar pela largada, percorrer o percurso e finalizar na chegada. Mas a verdade é que uma corrida de rua – ou cross, de montanha, entre outras – vai muito além disso. Correr e participar de provas coletivas exige algumas condutas que são essenciais para a organização e respeito aos demais.


Essas boas práticas podem não ter sido disseminadas entre todos ainda, mas, com o passar dos anos e da participação nas corridas, vira realidade e rotina para a maior parte das pessoas. Vamos listar algumas e você pode conferir se está sendo um bom corredor.


Inscreva-se – Esse é o primeiro ponto dos corredores de rua. Todos sabem que participar de muitas provas exige planejamento e dinheiro. Mas, antes de reclamar do preço das inscrições e decidir correr de pipoca, isto é, sem a inscrição, lembre-se que, por trás do valor pago, existe uma organização, um custo para que a prova tenha segurança, equipe de staff para auxiliar, kit com cronometragem, camiseta, entre outros tantos pontos que geram custos para quem organiza uma prova. O respeito começa por aí: não corra de pipoca!


Largada – Estou inscrito, então posso ficar lá na frente para começar a correr! Não é bem assim. Largue de acordo com o seu ritmo, suas condições e seus objetivos. Muitas provas hoje em dia estão separando a largada por baias de ritmo, informado no momento da inscrição. Respeite seu ritmo e dos demais atletas: se você corre rápido, vá para a frente. Se corre devagar, corra atrás. Essa conduta vale para todos, pois é péssimo correr com alguém quase andando na frente, do mesmo jeito que é desrespeitoso sair atropelando a todos.


Hidratação – Não se desespere ao avistar o posto de hidratação: evite paradas bruscas ou cruzar a pista sem olhar para os lados e para trás. Normalmente, o posto é visível há alguns metros, suficientes para pensar na melhor forma de aproximação. Vai andar para beber água? Sinalize e fique mais para o canto. Vai pegar e continuar correndo? Visualize os demais corredores para que ninguém saia machucado. As paradas bruscas valem para outros momentos da prova e devem ser evitadas sempre – ou, no mínimo, avisadas com algum tipo de sinal.


No momento da hidratação, também se atente ao descarte do lixo. Se possível, jogue no tambor ou nos sacos próximos, facilitando a limpeza posterior. Cuidado para não acertar outros atletas. Caso utilize carbogel ou outro tipo de suplementação, também procure um lixo ou guarde no bolso para jogar mais tarde. Tanto a JampaRun quanto a Meia Maratona Internacional de João Pessoa fizeram a campanha #copinhonolixo no ano passado, com o intuito de conscientizar os atletas. E deu muito certo!


Correr em grupo – Correr com amigos é legal, incentivador e estimulante. Mas evite correr um ao lado do outro, principalmente em grupos grandes, formando o famoso paredão. Vocês podem não se dar conta, mas acabam bloqueando parte da rua e prejudicando outros atletas que não conseguem ultrapassar. Essa dica é ainda mais importante nos momentos iniciais da prova, antes que os atletas comecem a se espalhar pelo percurso.


Integridade – Seja honesto na corrida: não corte caminho, não utilize meios de transporte, não repasse a sua inscrição, principalmente se tiver chances de pódio ou premiação. Nos últimos anos, várias provas notificaram atletas por má conduta, gerando desclassificação e banimento.


Existem algumas boas práticas de corredores durante os treinos também, como evitar os treinos de tiros no parque lotado ou a educação ao cumprimentar e retribuir o aceno de um colega corredor. Não precisa parar para conversar ou cumprimentar a cada volta na pista, mas educação não faz mal para ninguém. Além disso, a corrida é um ótimo local para fazer amigos e ser feliz. Aproveite!

164 visualizações