Buscar
  • RUN

Por que as pessoas correm?

Atualizado: Mai 29

Aspectos psicológicos, físicos, por lazer... Você sabe por que corre?

O estudo "The State of Running 2019, elaborado pelo site RunRepeat e pela Federação Internacional de Atletismo, analisou atletas amadores no mundo para entender o motivo pelo qual as pessoas correm, além de observar outros aspectos dos corredores. A pesquisa, feita tomando como base dados entre 1986 e 2018, estabeleceu quatro motivos para correr, são eles: psicológico, social, físico e realização pessoal, como competições e metas.


Pode-se perceber um aumento no número de pessoas que viajam para correr, uma maior preocupação com a experiência e com os benefícios psicológicos promovidos pela atividade. Cada vez mais, as pessoas estão buscando a corrida de rua por razões psicológicas, e não físicas.


Depois de um crescimento exponencial no número de corredores, chegando próximo 10 milhões em todo o globo, o volume total de participantes de corrida de rua parece ter se estabilizado em 8 milhões.


Novas experiências


Tanto a Jampa Run quanto a Meia Maratona Internacional de João Pessoa recebem inúmeros corredores de outros estados e de fora do país. A última MMIJP, que aconteceu em novembro do ano passado, do total de 4 mil participantes, cerca de 2,5 mil eram atletas de outras cidades. A prova teve ainda representantes da Alemanha, de Portugal e dos Estados Unidos.


A busca por novos desafios e experiências faz com que os corredores procurem por provas em outras localidades. Segundo o estudo, que considera o número de participantes estrangeiros em relação aos locais, as maratonas apresentaram um aumento de 0,2% para 3,5% do total de corredores de fora. O crescimento foi percebido também em provas de 21km e 10km.


Tempo e idade contam, mas nem tanto


O perfil dos corredores também sofreu alteração com o passar dos anos. Tanto o tempo de conclusão das provas quanto a idade dos atletas aumentaram entre os anos de estudo.

Os corredores estão iniciando a prática mais tarde. Seja nos 5km, 10km, 21km ou 42km, as médias de idade dos corredores aumentaram quando comparados os anos. Nos 10kms, por exemplo, a faixa de idade era de 33, passada agora para 39 anos.


Na pesquisa, as pessoas estão se importando menos com o tempo e correndo mais devagar. A média de conclusão de uma maratona masculina em 1986 era de 3h52 e, em 2018, foi para 4h32. Os números são igualmente crescentes na modalidade feminina: elas saíram de aproximadamente 4h25 para perto de 5 horas.


Esse aumento da média de conclusão das provas também foi percebido nas distâncias menores: em outras palavras, o perfil de diversão, atletas “menos treinados” e em busca de benefícios psicológicos fez com que o tempo médio de conclusão aumentasse.


E você, sabe qual o seu propósito com a corrida de rua?

0 visualização

© 2018 por MMJPA. Orgulhosamente criado por MMJPA.